terça-feira, 21 de outubro de 2014

Leila Rego

Demorou mas chegou!
Entrevista com a Leila Rego aqui no Passeio de Domingo, não é demais?!

Passeio de Domingo: Leila, com quantos anos você começou a escrever?

Leila Rego: Escrever de forma séria e direcionada, com 33 anos. Mas eu escrevo desde que me entendo por gente. fazia diários, escrevia poemas e textos quando era adolescente.
Diários eu fiz até o final da faculdade. Narrava meus dramas, medos e angústias que hoje me servem para compor algumas personagens.

Passeio de Domingo: Como e porque virou escritora?

Leila Rego: Eu me tornei escritora de uma maneira natural e, confesso que foi uma grande descoberta pra mim. Há mais ou menos 7/8 anos trabalhava como Analista de Recursos Humanos em uma multinacional americana em São Paulo capital. O ambiente lá era pesado em termos de pressão, estresse, competição, etc... Para aliviar essa carga de estresse, eu escrevia histórias diversas, bobinhas, mas era o meu hobby/terapia. Deixava minha mente vagar e ia escrevendo em um caderno.
Dessas histórias nasceu Mariana, protagonista do "Pobre Não Tem Sorte". Gostei tanto que fui criando um ambiente pra ela, depois um enredo e outras personagens...
Sentia tanto prazer ao escrever a história da Mariana que eu me via incluída em sua história, querendo criar mais coisas, mais cenários, mais complicações... E foi assim, dessa forma natural e despretensiosa que me tornei escritora. Mariana me incentivou!

Passeio de Domingo: No Amigas (im)perfeitas, tem um pouco de Leila na história?

Leila Rego: Sempre tem um pouquinho de mim em minhas histórias. Assim como, coloco algumas passagens da minha vida (mas não conto quais são hahaha).
Criei a Nina me inspirando em uma amiga do meu marido. Ela não tem muita sorte com homens (ou pelo menos não tinha na época, porque me parece que ela achou um Nathan para chamar de seu). Bem, para criar essa característica da personagem eu me inspirei nela. também com ela aconteceu o lance da Pâmela. 

Leila Rego: Na época em que escrevi este livro, ela tinha acabado de sofrer uma golpe de uma sócia na empresa que ela tinha. A sócia levou todo o dinheiro que elas tinham na empresa e "copiei" essa cena real, adaptando para a personagem Pâmela.
Então, monto as personagens colocando coisas minhas, mas muito mais de outras pessoas ou histórias que vejo/leio/ouço...

Passeio de Domingo: Leila, na hora de escrever, você tem alguma mania ou "ritual"?

Leila Rego: Eu escrevo sempre de tarde, mas porque é o período que meus filhos estão na escola. Enquanto estou escrevendo, dependendo da cena gosto de ouvir música, abrir a janela para o ar entrar e a energia dar uma circulada...coisas assim. Nada de mais.

Passeio de Domingo: Hoje você só escreve, mas por quanto tempo teve que ter duas profissões?

Leila Rego: Quando comecei a escrever de forma séria eu estava de licença maternidade e não voltei. Saí do meu emprego porque queria também me dedicar mais aos meus filhos.

Passeio de Domingo: Você pensa em um público alvo para escrever suas histórias? 

Leila Rego: Com minhas personagens são adultas, entre 25 - 35 anos, naturalmente o público é esse. Mas tenho leitoras de 12 anos que curtem meus livros. Como as personagens são adultas, eu falo a linguagem delas sem me preocupar com o público, pois ele também fala a mesma linguagem. 

Passeio de Domingo: Qual é a maior dificuldade pra você na carreira de escritor?

Leila Rego: Criar bons personagens e não repetir tramas. Tenho 4 livros publicados e 3 inéditos. Fico no maior medo de repetir características, situações, falas...

Passeio de Domingo: Você tem um livro predileto dos que escreveu?

Leila Rego: Aaaah! Difícil escolher um. Gosto de todos. Mas amo algumas cenas em especial.

Passeio de Domingo: Quais?

Leila Rego: No "Amigas (im)perfeitas" amei escrever as cenas dos amigos na viagem deles. Adoraria fazer isso com meus amigos em uma determinada época da minha vida. Também amo a cena da Nina e do Nathan em Monte Verde.
No "A segunda vez que te amei", tem uma cena que se passa na Oca do Ibirapuera, tem outra no Guarujá e o final do livro também... No "Pobre não tem sorte 2", tem uma cena que se passa em Buenos Aires que é superfofa e que amei ter escrito.

Passeio de Domingo: E os lugares que você coloca nos livros, você já foi?

Leila Rego: Alguns sim. Na viagem dos amigos no "Amigas (im)perfeitas" o único lugar que conheço é Curitiba, os demais ainda não tive essa sorte. Pesquisei tudo no Google e peguei relatos de quem já foi. Quando escrevi PNTS 1, que se passa em Presidente Prudente também. Só fui a Prudente 3 anos depois do livro ser publicado.


Essa foi a linda da Leila falando com a gente *-*
Obrigada pela atenção Leila, e muito sucesso sempre!

Pra quem quiser conhecer o trabalho dela, esses são seus livros publicados:

  





0 comentários:

Postar um comentário