domingo, 24 de agosto de 2014

Hitchcock

5373

Hoje seria aniversário de um dos maiores mestres do cinema, o verdadeiro "Mestre do suspense" - Alfred Hitchcock, nascido em 1899 em Londres, faleceu em 29/04/1980 com insuficiência renal aos 81 anos.
Por volta dos 20 anos de idade, Hitchcock começou a trabalhar em um estúdio cinematográfico como desenhista de letreiros. Foi ganhando espaço no meio e anos depois dirigiu um de seus maiores sucessos "Psicose".
Não é atoa que Hitchcock é o Mestre do suspense, ele trouxe inovações técnicas nas posições e movimentos das câmeras, nas elaboradas edições e nas surpreendentes trilhas sonoras que realçam os efeitos de suspense e terror. O clima de suspense é acentuado pelo uso de música forte e dos efeitos de luz. Em Psycho, por exemplo, somente o espectador vê a porta se entreabrir, esperando algo acontecer enquanto o detetive sobe a escada.
Psycho (Psicose / Psico), de 1960, ajudou a mudar a abordagem cinematográfica sobre o terror. A reação do público foi impressionante, com filas que dobravam os quarteirões e muita gritaria na plateia nas cenas mais aterrorizantes. O filme teve como protagonista Janet Leigh, Anthony Perkins e Vera Miles, venceu o Globo de Ouro na categoria melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh). O filme trouxe uma das cenas mais conhecidas da história do cinema, a famosa cena do chuveiro, quando a personagem de Janet Leigh é assassinada a facadas. Psicose ficou na décima oitava posição entre os 100 melhores filmes do Instituto de Cinema Americano.
Veja o trailer de Psicose:

 

Sinopse:
Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
Curiosidade: Durante as filmagens de O Inquilino Sinistro, em 1926, um extra faltou e o próprio diretor Alfred Hitchcock entrou em seu lugar. Gostou tanto da experiência que passou a fazer isso em seus outros filmes. Foram 35 no total, incluindo os trailers, que eram apresentados por ele.

0 comentários:

Postar um comentário